terça-feira, 21 de setembro de 2010

CORDVIDA RESPONDE SUAS DÚVIDAS SOBRE O ARMAZENAMENTO O DAS CÉLULAS TRONCO DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL

De quais doenças o sangue do cordão pode livrar meu filho?

O sangue do cordão (SCUP) é rico em células-tronco hematoiéticas e portanto até o momento científico atual, está indicado como fonte de células para o transplante de medula óssea (TMO).
Possui portanto as mesma indicações do TMO, ou seja ,tratar pacientes com Leucemias, Linfomas, anemias graves, anemias congênitas, hemoglobinopatias, imunodeficiências congênitas, mieloma múltiplo, dentre outras enfermidades relacionadas ao sistema sangüíneo e imune (cerca de 70 indicações).
Os resultados reafirmam que o transplante alogeneico (de um irmão ou familiar compatível ou de doador/ SCUP não é familiar) é a principal aplicação destas células e onde há possibilidade de cura para os pacientes.

Quanto tempo o sangue do cordão pode ficar congelado? Como é o processo de congelamento ? Quem pode usar (limite de peso)

O tempo é indefinido já existindo material com mais de 20 anos de armazenamento. O processo é complexo, com separação das células-tronco, adição de crioprotetores e estocagem em nitrogênio líquido a temperaturas abaixo de -135ºC. O limite de peso em geral para uma unidade é de 50-60kg mas hoje se utiliza uma técnica de adicionar dois cordões para um mesmo paciente o que vem proporcionando a utilização em adultos com maior peso.

Fonte: SBTMO

Se você tem mais dúvidas sobre o armazenamento de células tronco, pergunte no Formspring.me da CordVida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário