terça-feira, 7 de dezembro de 2010

CORDVIDA: A importância do colo da mãe

O bebê passa por diversas fases necessárias para a saúde que exigem pequenas dores e um certo "sofrimento' momentâneo. Vacinas, consultas no médico e exames são exemplos clássicos dos pequenos tormentos que o bebê precisa passar durante os primeiros meses e anos de vida.

Mas o que a CORDVIDA quer ressaltar hoje é a importância que o colo da mãe representa para o bebê, incluindo a melhoria do estado de espírito da criança e as dores que podem ser sentidas em determinados casos.


"Um estudo orientado por Ruth Gunsburg, professora do Departamento de Pediatria da Unifesp, constatou que um colinho de mãe em conjunto com solução glicosada a 25% (água com açúcar) pode diminuir a sensação de dor que o bebê sente nas intervenções doloridas.

Para chegar à conclusão de que o colo da mamãe faz diferença, foram estudados quatro grupos de bebês quando estes tomaram a vacinação contra a hepatite B.

No primeiro grupo, foi oferecida à criança apenas a solução glicosada. No segundo, foi pedido para que as mães ficassem em contato direto com o seu filho na vacinação. Já o terceiro grupo foi beneficiado com os dois procedimentos: solução glicosada e colo de mãe. O último foi o grupo controle onde foi realizada somente a vacinação.

A explicação para a solução glicosada diminuir a sensação de dor é que a estimulação do paladar libera substâncias calmantes. O contato pele a pele com a mãe diminuiu a duração de resposta à dor e atenuou a experiência dolorosa."


Por isso, procure ficar sempre perto de seu pequeno, o poder da sua proximidade e colo são insubstituíveis ;)


Fonte: Guia do bebê

Fonte da imagem: MealsLikeMagic




Nenhum comentário:

Postar um comentário