sexta-feira, 30 de julho de 2010

Células-Tronco são eficientes para o tratamento de cegueira

Foi comprovado mais um uso para as células-tronco. Pesquisadores da Universidade de Modena, na Itália, comprovaram ser eficiente o implante de células-tronco para o tratamento de cegueira causada por queimaduras nos olhos. A técnica consiste em utilizar as células-tronco do próprio paciente e colocá-las entre a córnea e a esclera.

Os italianos usaram a técnica em 112 pessoas que tinham o problema e conseguiram recuperar totalmente a visão de 82 (76,6,%) deles, enquanto em 14 (13,1%) a visão foi parcialmente restabelecida.

O limbo, a região entre a córnea e a esclera, é uma fonte natural de células-tronco para a recuperação diária da córnea, mas elas costumam desaparecer em casos de queimadura, impedindo a regeneração do olho e causando cegueira parcial ou total.

Essa pesquisa foi publicada no periódico científico "The New England Journal of Medicine".

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Entenda a importância de armazenar as células-tronco do seu filho em um banco privado

As células-tronco do cordão umbilical podem ser a principal alternativa terapêutica à disposição de seu filho. Elas podem restaurar os sistemas hematológico e imunológico no tratamento de diversos tipos de cânceres e várias outras doenças.

Em todo o mundo, milhares de amostras de sangue do cordão de bancos públicos e privados já foram transplantadas para tratar doenças graves, tanto em adultos quanto em crianças. A efetividade desses transplantes confirma a capacidade terapêutica das células-tronco do sangue do cordão. Por este motivo é que a missão da CordVida é armazenar e proteger essas células.

No caso de uma pessoa vir a precisar de células-tronco para um transplante de medula, a probabilidade de se encontrar uma amostra compatível em bancos públicos é mínima. Serão necessárias centenas de milhares de amostras armazenadas para que uma população étnicamente diversa como a Brasileira tenha uma boa chance de encontrar um doador compatível. Com as pesquisas avançando de forma cada vez mais acelerada, esse material se torna cada vez mais valioso já que novas perspectivas vão se abrindo para o tratamento de doenças cada vez mais próximas do nosso dia-a-dia.

Acompanhe a CordVida também no Twitter @CordVida para mais novidades sobre o armazenamento de células-tronco

terça-feira, 27 de julho de 2010

CordVida mostra a importância de armazenar células-tronco

As células-tronco são as células criadas pela natureza para regenerar células do nosso corpo e para se auto-multiplicar. O primeiro local onde se encontram essas células é o embrião humano, se encarregando do crescimento e da diferenciação das células que dão origem ao feto e posteriormente ao bebê.

A lei de biosegurança Brasileira de 2005 permite o uso das células-tronco embrionárias, porém, apenas para fins de pesquisa. Células-tronco também são encontradas na medula óssea e no sangue do cordão umbilical e o seu uso é importante no tratamento de doenças hematológicas e do sistema imune, considerado como uma terapia consolidada pela medicina. Atualmente mais de 78 doenças já são tratáveis a partir do uso dessas células. A versatilidade delas tornou-as também o principal foco de pesquisas para o tratamento de outras complicações como: problemas cardíacos, neurológicos, hepáticos, traumas na medula espinhal, entre tantos outros.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

CordVida, colhendo o melhor futuro para seu Filho

Fundada por um Grupo com mais de 80 anos de experiência em logística e armazenamento, a CordVida é um dos mais avançados e seguros bancos de células-tronco do mundo e o primeiro laboratório privado na América Latina a obter a certificação da AABB – Associação Americana dos Bancos de Sangue. Esta certificação coloca a CordVida nos mesmo nível de qualidade e segurança dos melhores laboratórios dos Estados Unidos.
A CordVida tem como sua missão principal acolher o presente para proteger o futuro. Inúmeras família que desejam um bom futuro para os seus filhos confiam no laboratório, o único no país com que possue duas tecnologias de ponta em crio-preservação de células-tronco (CTs):

• BIOARQUIVO- Sistema 100% robotizado e inviolável que permite acesso às amostras sem a abertura dos tanques, mantendo as células-tronco sempre na mesma temperatura
• ALTA- EFICIENCIA- Sistema de congelamento semiautomático com armazenamento compartilhado, por um valor acessível

O armazenamento de células-tronco é uma boa forma de assegurar um futuro saudável para seu filho. O uso das células-tronco para tratar doenças do sistema hematológico e imunológico, sendo a leucemia a principal delas, está consolidado como procedimento médico seguro. As descobertas recentes também sugerem que as células-tronco podem também vir a ser a cura de inúmeras outras doenças, inaugurando uma era de revolução científica, a chamada medicina regenerativa.

Pensando nos pais e no futuro, a CordVida preparou uma nova forma de se aproximar das famílias. Você poderá acompanhar a Cordvida e as novidades sobre as pesquisas de células-tronco nas redes sociais. Além do blog que você já está acompanhando, a CordVida estará também no Twitter, no Facebook, entre outras redes sempre com novidades e dicas de saúde para o seu filho.