O Ministério da Saúde lançou a segunda edição do manual “Amamentação e o uso de drogas”, que tem como objetivo auxiliar principalmente os médicos na hora de receitar medicamentos para mulheres que estão amamentando.Se a mãe utilizar algum medicamento, poderá consultar seu obstetra para que ele consulte o manual, já que a escrita é cheia de jargões próprios da área.
Fonte da imagem: Iparaiba.com.br
As opiniões dos médicos em relação a ingestão de medicamentos são diversas. Enquanto alguns defendem esperar algum tempo após a utilização de remédios para amamentar, outros tem a opinião de que não há problema algum em amamentar após a ingestão das drogas. Isso porque não existem pesquisas que comprovem que tudo aquilo que a mãe ingere, vai de fato para o bebê.
O alerta fica por conta de quimioterápicos, usados no tratamento contra câncer, e alguns antidepressivos. “A medida é sempre o bom senso. Tanto para café, que pode excitar demais o bebê, quanto para remédios que combatem a dor de cabeça, o ideal é não cometer excesso”, alega a Dra. Clary Gallaci, pediatra do hospital Santa Joana.
No caso de álcool e cigarro, existe a comprovação de que principalmente em grandes quantidades, a química possa passar para o leite, prejudicando o bebê.
O cuidado com a alimentação é essencial, o mais adequado é manter a mesma dieta equilibrada feita durante o período de gestação. A mulher precisa manter-se saudável já que o organismo trabalha mais para produzir o leite.
Você pode encontrar mais dicas para o período de gestação, a
ssim como cuidados para seu bebê aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário