segunda-feira, 16 de agosto de 2010

CordVida - As células- tronco do sangue do cordão umbilical e o tratamento de Leucemia

O primeiro relato de um transplante autólogo de células- tronco do cordão umbilical no tratamento de uma criança com Leucemia foi publicado em Janeiro de 2007 em uma das principais revistas de pediatria americana, a Pediatrics. Uma criança de 3 anos com o diagnóstico de leucemia linfóide aguda apresentou o acometimento cerebral pela doença após 10 meses do início do seu tratamento à base de quiminoterápicos. Ela foi submetida ao tratamento com quimioterapia em altas doses, o que acarretou em falência completa da sua medula óssea, responsável pela produção de todas as células do seu sangue. Neste momento, ela recebeu a infusão do seu próprio sangue do cordão umbilical, que havia sido armazenado pelos pais logo após o seu nascimento. Decorridos 20 meses do transplante, a criança permanecia bem sem qualquer indício da leucemia. Neste artigo publicado na Pediatrics os autores mencionam que este foi o primeiro caso de um transplante autólogo de células-tronco do cordão umbilical para o tratamento de leucemia na infância, de que se tem notícia.

Segundo os médicos que acompanharam a criança, os transplantes de sangue do cordão umbilical autólogos já foram utilizados para o tratamento de aplasia de medula e para alguns cânceres. Porém, um número crescente de famílias optam pela coleta e armazenamento do sangue de cordão autólogo em bancos de cordão privados e provavelmente um maior número de transplantes autólogos serão realizados no futuro.

A decisão dos pais em armazenar o sangue do cordão umbilical desta criança ajudou a aumentar as suas chances de sobrevida.

Fonte: “first Report of Autologous Cord Blood Transplantation in the Treatment of a Child with Leukemia” Hayani A, Pediatrics 2007; 119; 296-300

Escolher a CordVida para o armazenamento de células-tronco é totalmente seguro. Continue seguindo @CordVida no Twitter e no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário