quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CordVida: Possibilidades cada vez maiores

O ano de 2008 marcou a consolidação do uso de células tronco do sangue do cordão umbilical e placentário (SCUP) para o tratamento de doenças hematológicas. As projeções anteriores subestimavam em doze vezes essa probabilidade, porque não consideravam o risco cumulativo ao longo da vida do paciente de doenças cuja prevalência aumenta com a idade. O novo estudo considera a incidência de cada doença no decorrer da vida de uma pessoa, possibilitando uma análise mais acurada sobre o uso de células-tronco através de transplante autólogo(da própria pessoa) ou alogênico(irmãos ou não-aparentados).
O gráfico apresenta as probabilidades do estudo atual comparadas com as projeções anteriores.Veja:



A SCUP vem ganhando mais espaço, permitindo o tratamento de mais de 90 doenças, muitas delas tratadas há 50 anos com células-tronco hematopoéticas da medula óssea e do sangue periférico. A NetCord, rede mundial pública de SCUP, possui 213.478 amostras armazenadas e 9.000 transplantes alogênicos. No caso dos bancos privados, estimava-se em 2007 um total de 780.000 amostras armazenadas. Existem os bancos públicos mistos, como o Childrens's Hospital & Research Center Oakland, que armazena amostras de irmãos para o tratamento de doenças com o uso do SCUP.

O substancial aumento no número de amostras armazenadas e nos transplantes com SCUP verificado em 2008 indica a consolidação desde tratamento, e sugere o aumento futuro da sua utilização com o avanço em áreas como a expansão celular, a plasticidade imunológica, o emprego concomitante de duas amostras e a infusão com células mesenquimais do transplante.

Continue acompanhando a @CordVida no twitter e no Facebook para mais informações sobre as células tronco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário