segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CordVida: Viabilidade e uso das células-tronco

Células humanas criopreservadas, como por exemplo medula óssea e espermatozóides, podem se manter vivas por dezenas de anos. Da mesma maneira, as células-tronco presentes no sangue do cordão umbilical também podem sobreviver a dezenas de anos isso se o processamento e congelamento for feito de forma adequada. De acordo com a PNAS (Proceeding of the National Academy of Science USA), a célula-tronco de sangue de cordão umbilical criopreservada mais antiga, permaneceu viável por 16 anos(1988-2004).

Quando o uso das células-tronco torna-se necessário, o médico aciona o banco de sangue do cordão para que uma amostra de DNA seja extraída. Em seguida, é feito o teste de histocompatibilidade. O banco de sangue do cordão é também responsável por fornecer todo o histórico da coleta, assim como transporte e armazenamento do sangue do cordão. O processo termina com a transferência das células-tronco para um recipiente de nitrogênio líquido e o encaminhamento para o hospital onde será feito o tratamento.

A CordVida é responsável pelo custo de transporte das células-tronco para uso autólogo em qualquer lugar do mundo.

Continue acompanhando a @CordVida no twitter e no Facebook para mais informações sobre a viabilidade das células tronco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário