quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A CORDVIDA SEPAROU DICAS PARA O PAPAI CRIAR VÍNCULOS COM O BEBÊ


O seu tão esperado bebê finalmente chegou. E é claro que o seu desejo é ter o melhor relacionamento possível com seu filho. Ao mesmo tempo, todo pai sabe que nas primeiras semanas o bebê só quer saber de mamar e dormir, e por esse motivo a mãe tende a ficar mais perto da criança.

Não se desespere! Afinal, o tempo vai fazer com que você e seu filho desenvolvam a relação especial que você tanto deseja. Enquanto você espera esse tempo passar, confira algumas dicas para te ajudar a com a difícil situação de “vela”:

1 – Que tal um pouco de informação?

Aquela pilha de livros e revistas sobre gravidez e bebês na prateleira da sua mulher pode te trazer uma série de curiosidades legais e tirar eventuais dúvidas.

Parentes e amigos que já tenham passado pela experiência da chegada de um bebê podem acrescentar bastante coisa nesse momento. Não se envergonhe de fazer perguntas e questioná-los sobre como eles lidam com os bebês.

2 – Pratique!

Existe melhor jeito de aprender do que na prática? Não tenha medo de tentar. Diferente do que muitos dizem, as mães não tem um “dom” de saber o que fazer, elas também aprendem na prática. No início você pode se sentir um pouco desajeitado, mas com o tempo você pegará o jeito de fazer as coisas.

3 – Tempo

Reserve o seu tempo para participar da vida do seu bebê, afinal não será nada fácil se aproximar do seu filho se você não se dedicar. Reservar um tempo na volta do trabalho e aos finais de semana é uma boa pedida. Passeios de carrinho pelo bairro, dar colo, contar histórias e cantar são ótimas opções (lembrando que não é cedo demais para isso).

4 – Assumindo a responsabilidade

Procure conquistar seu espaço e assumir responsabilidades em relação aos cuidados com o bebê. Isso pode gerar um certo protesto com sua mulher, mas vai valer a pena!

5 – A hora de mamar

Sim!Você pode ajudar nos momentos de amamentação. Como? Levando o bebê até a mãe, fazendo o bebê arrotar, e porque não tentar dar o leite da mãe via mamadeira? Você poderá estabelecer uma intimidade com seu filho, além de vivenciar momentos especiais.

6 – Contato Físico

O contato físico é muito importante, e no caso dos pais serve de complemento, já que as mães costumam ser mais delicadas com o bebê. Brincar de “cavalinho” e “aviãozinho”, por exemplo, são ótimas pedidas. Mas não se esqueça de fazer tudo com cuidado para que o bebê não fique exposto a qualquer tipo de risco. Sem esquecer que o carinho do papai também é válido!


Fonte: Revista MaterLife / Setembro 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário