sexta-feira, 8 de outubro de 2010

CORDVIDA: VERDADES E MITOS DURANTE A GRAVIDEZ

Quando o bebê é grande, precisa nascer de cesárea

Mito. O peso pode influir na escolha do tipo de parto mas isso não é uma regra. É preciso fazer uma avaliação adequada da pelve maternal e condições psicológicas da gestante.

Depois de uma cesárea, não se pode mais fazer parto normal

Mito. Após uma cesárea é recomendado, caso o parto transcorra por via vaginal, que se faça uso do fórceps, que em mãos experientes é uma importante ferramenta de auxílio. Porém, é verdade que a maioria dos obstetras prefere realizar cesárea se a paciente já passou por uma anteriormente.

Você precisa se livrar de seu gato se estiver grávida

Mito. Os gatos de origem doméstica, que não circulam pelas ruas, têm uma pequena chance de transmitir a toxoplasmose. Se seu gato for "vagabundo", é melhor pesar o risco-benefício.

Não pode tomar nada diet durante a gravidez

Meio mito, meio verdade. Não é bem assim, tudo depende da qualidade do adoçante utilizado. Informe-se com seu obstetra.

Barriga pontuda é menino, e espalhada é menina

Mito. Não existe qualquer estudo que comprove tal afirmação, porém é algo muito antigo que diverte as grávidas nas conversas com amigas e familiares.



Carnes cruas, ovos e peixes não devem ser consumidos durante a gravidez

Meio mito, meio verdade. Depende do estado imunológico da paciente ante determinadas infecções que podem ser transmitidas via esses tipos de alimento.

É preciso passar bucha nos mamilos para não racharem
Verdade. Mas isso é muito antigo e causa dor. Hoje, há produtos à venda em farmácias que protegem os seios de possíveis rachaduras.
Pele de grávida mancha se ficar exposta ao sol

Verdade. Principalmente para quem tem pele clara. Depois da gestação pode ser bem difícil remover essas manchas, por isso é importante o uso de protetor solar.


Fonte: Guia Infantil
Fonte Imagem: brasilescola.com

Para mais curiosidades em relação a gravidez, parto e bebês acompanhe a CORDVIDA também por aqui: http://on.fb.me/aqJ38t



Nenhum comentário:

Postar um comentário