terça-feira, 26 de outubro de 2010

CORDVIDA: Perspectivas para células-tronco

Nos próximos anos, serão colhidos os frutos das pesquisas que estão sendo realizadas em torno dos tratamentos e avanços com células-tronco. Os resultados mostrarão quais células são mais adequadas para cada tratamento e doenças e o valor das células adultas, como as encontradas nas gorduras e no cordão umbilical. Doenças como o Parkinson e diabetes, assim como a ajuda no tratamento de pacientes paralíticos também serão pontos com ganho de benefícios importantes.

O conhecimento básico sobre biologia humana adquirido nos estudos das células-tronco poderá gerar formas indiretas para a melhora da qualidade de vida de todos.

No Brasil, os Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia estão investindo adicionalmente em pesquisas com células-tronco; a Rede Nacional de Terapia Celular foi criada a fim de estruturar o esforço nacional de pesquisa em terapia celular e ampliar a geração de conhecimento por meio de maior interação na comunidade científica, além de qualificar novos profissionais.

Os pacientes apresentam urgência na resolução de seus casos, causando um ambiente de pressão para que as pesquisas com as células-tronco sejam realizadas rapidamente. Porém, o desenvolvimento científico precisa ser feito com responsabilidade e cautela, para que as pessoas não sejam submetidas a riscos desnecessários.

Fonte: Artigo Dossiê Células-Tronco por Lygia V. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário