terça-feira, 14 de setembro de 2010

CORDVIDA: ARMAZENAMENTO DE CÉLULAS -TRONCO

CordVida e as etapas do armazenamento de Células-Tronco.



1 - Coleta da Vida:
Após o nascimento é feita assepsia do cordão umbilical e a coleta do sangue, com total segurança para o bebê e para a mãe. O sangue do cordão é acondicionado em uma bolsa estéril com anticoagulante.






2 - A bolsa com hemácias, leucócitos, plaquetas e células-tronco segue para o laboratório, sob rigoroso controle de transporte, tempo e temperatura. A integridade e o número de células são avaliados no recebimento da bolsa e no final do processamento.
3 - O processamento da amostra reduz o volume de sangue sem perda de células, obtendo-se frações de plasma, hemácias e o buffy-coat ( a parte rica em células-tronco). Somente esta última fração será armazenada para uso terapêutico.


4 - A fração buffy-coat é transferida para uma bolsa bipartidada, contendo 20ml ricos em células-tronco e 5ml de solução crioprotetora. A bolsa é protegida por um invólucro de teflon (overwrap) antes do armazenamento e colocada em um estojo de aço (canister).
5 (a) - Sistema 100% robotizado e inviolável que mantem as amostras em nitrogênio líquido a 196ºC negativos sem variação de temperatura, pois são armazenadas individualmente.
5 (b) - Sistema de congelamento semiautomático com armazenamento compartilhado em gavateiros metálicos (racks) onde as amostras são mantidas em nitrogênio líquido a 196ºC negativos.





Continue acompanhando a @CordVida no Twitter e no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário