quinta-feira, 7 de outubro de 2010

CORDVIDA: A POSIÇÃO DO BEBÊ NO ÚTERO

Durante o primeiro trimestre de gestação e até o inicio do segundo, o feto se mexe a todo o momento, dando cambalhotas, e fazendo movimentos com pernas e braços.

19a semana: o feto varia entre três posições: córmica (transversal), pélvica (quando o bebê fica sentado) e cefálica (de cabeça para baixo).

Até a 28a semana: a troca de posições é constante pois o espaço que o bebê tem é grande

32a semana: agora, o espaço que o bebê tem para se mexer é menor e provavelmente ele já se encontra de cabeça para baixo (posição ideal para o parto). Uma porcentagem equivalente a mais de 90% dos bebês, escolhe naturalmente essa posição. Quando isso ocorre, o bebê fica com o rosto virado para a barriga da mãe.

Curiosidades:
- Uma faixa de aproximadamente 4% dos bebês, ficam sentados dentro do útero. Essa posição pode dificultar, mas não impedir o parto normal.
- É comum que perto do final de gravidez, o feto não vire de cabeça para baixo, isso porque o cordão umbilical fica entrelaçado em seu corpo. Essa situação não é prejudicial para o bebê e também não é sinônimo de cesariana.
- Até o momento do nascimento, é capaz do bebê mudar de posição, mas conforme a gravidez se prolonga fica mais difícil disso acontecer.

Fonte: Crescer
Fonte da imagem: CMCSP

Para mais detalhes da gestação, dicas e curiosidades nos acompanhe também no Facebook.

3 comentários:

  1. olá! tenho diabetes e to com 34 semanas, minha bebe ta sentada. tem algum problema? ela ainda pode ficar na posição CERTa?

    ResponderExcluir
  2. Olá,estou grávida de 22 semanas do meu segundo filho,e ele está sentado,na minha primeira gravidez não passei por essa situação e o parto foi normal como previsto.Gostaria de saber se pelo fato de ser o segundo filho ele permaneça sentado e tenha que fazer uma cesariana???

    ResponderExcluir
  3. na primeira ultrassom,meu bebe estava de barriga para baixo isso é normal?isso foi com 12,5 semanas

    ResponderExcluir