terça-feira, 28 de setembro de 2010

CORDVIDA: DICA PARA A MAMÃE: QUAL SERÁ A ALTURA DO SEU FILHO?

Todos os pais tem curiosidade de saber como seu filho vai ser. Cor do cabelo, dos olhos, boca, nariz, altura, peso e por aí vai.

Hoje vamos falar sobre uma maneira de “prever” qual altura seu filho poderá ter. Uma fórmula baseada na altura dos pais, foi criada para que se tenha uma média de altura. A fórmula varia entre meninos e meninas, mas cuidado: esta é apenas uma média para matar a curiosidade, a altura real pode ser diferente e sofre variações de acordo com:

Genética: é responsável por 90% da altura.

Alimentação: se a criança não come bem, o crescimento dela não vai ser o ideal – ela pode, sim, crescer menos. Comer doces ou tomar refrigerante antes da refeição ou substituí-la por leite e não comer legumes e verduras são os problemas mais comuns.

Doenças: se seu filho nasceu com algum tipo de deficiência, ele pode ter problemas de crescimento. Doença celíaca e graves desordens intestinais são alguns deles, por exemplo.

Sono: crianças que não dormem a quantidade de horas necessárias para a idade podem crescer menos. O motivo: a maior parte do hormônio do crescimento é liberada no organismo durante a noite.

Condição emocional: traumas, tensão ou maus-tratos podem interferir no crescimento.

Os médicos chamam essa fórmula de potencial genético da criança. É uma estimativa. Do resultado final, subtraia ou some 10, para estimar a altura mínima e a máxima. Faça a conta em centímetros. Ex.: 1,70 m = 170 cm.

Altura da filha = (Altura do pai + altura da mãe - 6,5) / 2

Altura do filho = (Altura do pai + altura da mãe + 6,5) / 2

As estatísticas mostram que a estatura da população mundial aumenta a cada ano. São dois motivos: hoje as condições de vida são melhores que há 100 anos, permitindo que mais pessoas tenham uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas e minerais. A segunda razão é o avanço da medicina. As crianças ficam doentes menos vezes, há mais vacinas e melhor atendimento médico.


A CORDVIDA preparou uma apresentação para você saber como cuidar do seu bebê durante as primeiras semanas. Você pode visualizá-la por meio deste - link -


Fonte: Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário