segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CORDVIDA: OS DESEJOS DE UMA MULHER GRÁVIDA

Sorvete com queijo, torta de jaca, gelatina de abacate, milho com chocolate, esfiha com requeijão, tudo em uma madrugada chuvosa. Os desejos alimentares das mulheres grávidas são peculiares, e os mitos que os envolvem, mais ainda.
Quem nunca ouviu dizer que se a vontade da mulher não for feita, o bebê nasce com a cara da comida? Dá pra imaginar um bebê com cara de biscoito, mortadela, esfiha?

Muitas pessoas dizem que os desejos das grávidas não passam de caprichos, porém existem sim alguns fatores que podem ocasionar esses desejos esquisitos.

A vontade de comer muitas coisas e alimentos "misturados" e peculiares, normalmente acontece no início da gravidez, mas pode durar mais. A maior parte das vontades surge por fatores hormonais, os mesmos que causam enjôos.
Prolactina e progesterona são os hormônios que mais causam alteração no apetite e mudança no ph da boca, gerando os estranhos desejos e trazendo mudança nos hábitos alimentares da grávida.

Alguns especialistas afirmam que carências nutricionais acabam por levar o cérebro a buscar alimentos que contenham os nutrientes que eventualmente possam estar em falta no corpo da gestante e que farão falta para o desenvolvimento do bebê.

A carência e insegurança que a grávida sente durante o período gestacional também colaboram para a "fome" e os desejos. A questão do homem se desdobrar para atender ao desejo da mulher é reconfortante para a grávida durante esse período.

Um último fator que pode ser considerado é a questão de que comer libera substâncias que dão prazer e melhoram o humor.

Fonte: Uol

Continue acompanhando o blog e @CordVida no twitter para mais curiosidades sobre o período da gestação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário