quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CORDVIDA RESPONDE SUAS DÚVIDAS SOBRE O ARMAZENAMENTO DAS CÉLULAS-TRONCO

Se precisar usar, é fácil achar um doador compatível? Quais são as chances ? O que determina a compatibilidade? Se tivesse mais doações, seria mas fácil encontrar um doador compatível? Você tem estatísticas ?


Sim, está cada vez mais fácil encontrar um doador pois o Bancos e Registros estão se multiplicando em todo o mundo. A possibilidade aumenta com o aumento do Banco e Registros portanto é variável. A compatibilidade está determinada pelo complexo maior de histocompatibilidade (MHC) que se encontra no braço curto do cromossomo 6 e através de testes de DNA.

Hoje já encontramos doadores para cerca de 50% dos pacientes no Brasil e mais 20% no exterior (total 70%). No passado estas cifras não ultrapassavam 10%.


Quantas amostras têm no banco público? Quantas foram usadas? Para quê?


Estamos com aproximadamente 7000 unidades de SCUP coletadas, cerca de 2000 unidades liberadas para o REDOME, 58 transplantes realizados com unidades de SCUP do Brasilcord desde outubro de 2004.


Quem pode doar? Qualquer gestante? Quais são os critérios? Onde pode doar?


Os critérios são rígidos, incluem gestação de baixo risco, testes para doenças infecciosas e genéticas, pré-natal e acompanhamento após o parto, parto nas maternidades credenciadas.

O aproveitamento é de cerca de 40% das unidades por critérios de exclusão e qualidade incluindo volume, contagem mínima de células, contaminação, etc.


E o tecido do cordão ? Quando vai ser possível guardá-lo?


Esta é mais uma especulação pois já temos conhecimento de que existem células-tronco e vários tecidos do organismo há pelo menos 10 anos. Sua obtenção é difícil, custosa e ainda sem definição de utilidade prática. Em Ciência, é prudente aguardarmos que os resultados deixem o campo da experimentação para que possamos aplicá-los na prática médica.

Não temos ainda logística, recursos e indicação para que este seja um procedimento a ser realizado a curto e médio prazo. Trata-se de antecipação de estudos ainda sem resultados práticos o que em geral causa muita ansiedade e expectativa nos que aguardam perspectivas de cura para doenças graves e sem esperança ainda.


Fonte: SBTMO NEWS


Principais dúvidas, cuidados com o bebê e informações importantes para o período de gestação: CORDVIDA


Você já conhece todas as redes sociais que a CORDVIDA está presente?

Veja as principais:


Slideshare


LinkNinja


Youtube


Facebook


Flickr


Twitter


Tumblr


Digg


HotFrog



Nenhum comentário:

Postar um comentário