quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pintar ou não pintar o cabelo durante a gravidez?

A CordVida tira essa dúvida que atormenta a mente de muitas grávidas, que recebem um bombardeio de diferentes opiniões e acabam sem tomar uma decisão por medo.

Se você é uma mulher que não abre mão do salão de beleza e dos tratamentos químicos está na hora de ficar alerta. Qualquer tratamento químico durante o período de gestação pode desencadear uma alergia ou outro tipo de reação nas futuras mamães (incluindo as mulheres que nunca haviam tido problemas antes).

Durante a gestação, o corpo da mulher se transforma, sofrendo variações desde a forma física até uma mudança hormonal. As mudanças que acontecem nesse período podem fazer com que o corpo da mulher rejeite certas substâncias que antes eram bem vindas, como um batom por exemplo.

De acordo com o farmacéutico e diretor técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia, Emiro Khury, "A pele da mulher fica mais hidratrada e, por essa razão, absorve com mais intensidade algumas substâncias, aumentando as chances de irritação". É por esse motivo que, assim como nas outras partes do corpo, o couro cabeludo pode apresentar vermelhidão e coceira após uma sessão de tintura.

Com relação a outros danos, podemos destacar as vias aéreas "A tintura, por ser volátil, pode ser inalada e deflagrar alergias respiratórias", alerta Lúcia Arruda, chefe do departamento de dermatologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Esse ponto é válido para produtos que contém perióxido de hidrogênio e ammonia, por exemplo. O dermatologista Valcinir Bedin (presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo) concorda, e declara: "Se a mulher tiver sensibilidade a eles, pode realmente apresentar alguma reação".

E quanto a saúde do bebê?

Os médicos possuem opinião diversificada quanto a essa questão. Enquanto alguns acreditam que os novos produtos não trazem os antigos componentes fortes, como o chumbo, outros preferem seguir com cautela e recomendam que as grávidas passem longe das químicas capilares.

Até hoje não há comprovação sobre os efeitos das tinturas capilares para os bebês durante o período de gestação. Ninguém fez os testes e por isso ainda não descobriram se existe algum mal em potencial. Como cada obstetra tem uma recomendação diferente, o melhor a fazer é consultar o seu! Que tal optar por tinturas com menos química como a de hena?

Fonte: Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário