segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A CordVida desvenda o mito: sexo durante a gravidez, pode?

Existem diversos mitos em torno desse assunto, e por isso muitas mulheres acabam por interromper a vida sexual durante a gestação. Na maioria dos casos, isso acontece quando a barriga começa a crescer e o tabu gera em torno da saúde física do bebê. Grande parte das grávidas acredita que o sexo pode machucar ou prejudicar o bebê.

Isso é mito. O sexo é saudável e alimenta a cumplicidade do casal, aliviando tensões e relaxando a mãe. No caso de uma gravidez que não é considerada de risco, não existem problemas em potencial na prática sexual, e é até aconselhável que ela ocorra.
Apesar de encontrar explicações sobre esse assunto, as grávidas ainda são atrapalhadas por outros mitos, como por exemplo sobre contrações provocadas no hora do orgasmo que antecipariam o parto ou a ejaculação que poderia atingir o bebê. Além disso, a preocupação em “ferir” o bebê durante o ato sexual, principalmente por uma suposta pressão que o pênis poderia causar no feto, fazem com que muitos casais permaneçam longe da cama, por longos meses. Tudo isso é lenda.

O que poderia causar um pouco de desconforto no ato sexual, durante a gravidez, seria a diminuição da lubrificação vaginal natural e o próprio crescimento da barriga. Estes desconfortos podem ser solucionados fazendo o uso de um gel lubrificante e escolhendo com mais cuidado uma posição agradável para a grávida.

A sexualidade durante a gravidez só traz benefícios à grávida e ao seu parceiro, portanto se você está grávida aproveite esse momento e esqueça os mitos que você ouviu por aí! Você só tem a ganhar.

Fonte: Terra

Continue seguindo a @CordVida no Twitter e no Facebook para mais dicas sobre o período de gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário