segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A CORDVIDA te ensina um pouco mais sobre a placenta e sua importância na gestação.


Como já falado antes, o corpo da mulher sofre transformações ao logo do período de gestação. Diante do desenvolvimento do bebê dentro do corpo da mulher, é compreensível que as mudanças aconteçam para que a acomodação seja perfeita e a gravidez saudável. O que muitas mulheres não sabem é que existem mudanças “internas” que não são perceptíveis a olho nu. Um exemplo é o desenvolvimento da placenta.

A placenta começa a se formar no comecinho da gravidez, logo após a fecundação do óvulo (aproximadamente 5 dias apos a fecundação), e só termina quando o bebê nasce. A placenta se assemelha a um pequeno fígado, tem uma cor avermelhada e o tecido é esponjoso. Seu papel é fundamental para a gestação.

A nutrição do bebê e a oxigenação fetal são os dois grandes papeis exercidos pela placenta. Durante os nove meses de gestação, a respiração e excreção do feto também são funções acopladas a placenta.

O bebê é conectado na placenta por meio do cordão umbilical e a placenta, por sua vez, fica aderida ao útero por todo período da gravidez. O desprendimento da placenta ocorre após o nascimento, quando ela é expelida pela vagina.

A placenta pode ser também entendida como um “filtro”, já que ela é capaz de fazer uma seleção entre as substâncias do corpo da mãe, expelindo as maléficas e transferindo as benéficas ao bebê.

Fonte: Jnjbrasil

Fonte imagem: Marafreir

Nenhum comentário:

Postar um comentário