sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dicas da CORDVIDA para a amamentação

A amamentação já foi sim um ato automático e natural, um gesto instintivo. Com a chegada de diversos tipos de acessórios - por exemplo, a chupeta e a mamadeira - e o ganho de espaço que eles adquiriram, o “saber” se perdeu um pouco. E como já visto, a importância do leite materno é indiscutível, tornando portanto, as dicas super proveitosas para a hora de amamentar.

Confira algumas dicas para evitar incômodos durante a amamentação.

Preparo dos seios: Não é preciso preparar os seios para dar de mamar, já que essa mudança acontece durante o período de gestação. Até algum tempo atrás, médicos e especialistas recomendavam às grávidas que esfregassem buchas ou toalhas nos mamilos para tornar a pele mais firme. Essa prática caiu em desuso. O fundamental mesmo é preparar a cabeça, predispondo-se a amamentar mesmo que surjam dificuldades.

Variando posições

A maneira tradicional de segurar o bebê não é a única que favorece a amamentação, Nos casos de cesárea, o mais adequado é escolher uma posição que não provoque tensão na região abdominal. Pode ser deitada ou semi-recostada na cama, com o bebê em uma posição mais vertical. O importante é ambos estarem confortáveis.

Não vai faltar

Leite de mãe é sempre fresquinho. Boa parte dele, ao contrário do que se imagina, não fica “estocada” no peito. Ele é produzido na hora de cada mamada, de acordo com a fome do bebê. Um recém-nascido mama, em média, de oito a 12 vezes ao dia. Isso não quer dizer que o seu leite seja insuficiente ou fraco. Nem pense em complementar com chás, água, sucos ou papinhas. Até os 6 meses, a única coisa da qual seu bebê precisa – exceto em casos de indicação médica – é do seu leite.

Em paz para mamar

Procure amamentar em locais tranqüilos. Gente demais, barulho e movimento podem agitar o bebê e você mesma. Prefira roupas que não restrinjam os seus movimentos e deixe o bebê com os braços livres.

Ele só quer brincar

Usar o peito como chupeta dá prazer aos bebês. O movimento de sugar é analgésico e acalma. Mas não vale permitir que o bebê continue com a diversão por muito tempo, afinal você também não pode ser prejudicada ;)

Para mais dicas sobre o período de amamentação, acompanhe a CORDVIDA também pelo Facebook e Twitter.

Fonte imagem: SRZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário