quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cuidados com o bebê prematuro.

Com o crescente avanço da medicina, a recuperação de crianças nascidas antes da hora tem sido de grande sucesso.

Sistema nervoso central, rins, pulmões e sistema auditivo são os que mais precisam de cuidado em uma criança nascida antes do tempo. A atenção deve ser redobrada, em um pré-natal bem feito pode diagnosticar ou controlar problemas que possam antecipar o parto, como hipertensão ou diabetes. O aleitamento materno é imprescindível, além de consultas mais freqüentes ao pediatra.

Muitos casos considerados prematuros podem ser tratados em casa, com acompanhamento médico. Há empresas que disponibilizam profissionais que dão toda assistência aos bebês. E, antes da saída do hospital pode ser antecipado com os equipamentos necessários.

Algumas dicas ajudam as mamães com os cuidados ao bebê que é liberado do hospital:

* coloque-o para dormir em posição de decúbito lateral, ou seja, de lado, para evitar que engasgue com vômito;

* coloque a criança no berço em uma elevação de, aproximadamente, 30º para que não aconteça refluxo;

* nunca deite a criança em decúbito ventral, ou seja, de bruços. Esta posição está relacionada com diagnósticos de morte súbita em bebês.

No caso de permanecer no hospital a dedicação dos pais muitas vezes reforça os laços familiares. O contato permanente com o bebê e com a equipe que o está tratando gera informação o tempo todo, deixando as famílias mais esclarecidas sobre o assunto.


Fonte: Alô Bebê

Fonte imagem: O Povo


Nenhum comentário:

Postar um comentário