quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Choro de bebê contínuo no final da tarde sem motivo aparente pode ser cólica.

A cólica ocorre porque o amadurecimento neurológico do bebê não está completo ao nascer. Até mais ou menos os 3 meses de vida, o sistema nervoso imaturo não coordena os movimentos peristálticos do intestino.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, antigamente o que se recomendava era remédios antigases. Hoje sabemos que para amenizar as cólicas há uma forma natural, massagens abdominais e compressas morninhas.

A massagem compreende uma técnica chamada Shantala. É uma massagem indiana para bebês e crianças muito eficaz por ajudar o organismo do bebê a trabalhar em harmonia.

Além de minimizar o desconforto dos gases estimulando o peristaltismo do intestino, a massagem traduz um momento especial oferecendo a oportunidade dos pais terem um contato mais prolongado com o bebê. Esse carinho ajuda os pais a reforçar o vínculo afetivo e no momento da crise de cólica é essencial para o bebê sentir-se amado e protegido.

A massagem é realizada no corpo inteiro do bebê, ajudando-o a relaxar, já que durante a crise toda a sua musculatura fica rígida pela agitação da dor e stress.

Na hora da Shantala, o contato tão próximo dos pais, o toque carinhoso, sentir o cheiro, a respiração e batimento do coração dos pais funcionam como um calmante natural e a criança se tranquiliza de forma natural.

Para o bebê que tanto necessita da presença dos pais para através deles conhecer o mundo, não há momento melhor que Shantala. Por isso, sinta-se estimulado (a) a aprender a técnica que tanto encanta mães, pais e bebês.


Denise Gurgel Barboza

Fisioterapeuta Materno-Infantil e especialista em Shantala

CREFITO 34310-F

www.cursoshantala.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário