segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Células-tronco e o câncer de mama

Um estudo sobre o câncer de mama feito em camundongos foi publicado nesta semana na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) Early Edition.

"Um aspecto crítico de nosso trabalho foi a descoberta que o estrogênio poderia promover o crescimento do câncer de mama, com a modulação da proporção das células-tronco de câncer de mama. Como essas células não eram diretamente sensíveis ao estrogênio, não estava claro como o estrogênio poderia afetar sua quantidade" diz Charlotte Kuperwasser, Ph.D.

A pesquisadora é professora associada nos departamentos de Anatomia e Biologia Celular e Oncologia de Radiação da Tufts University School of Medicine, e membro dos departamentos de programa de Biologia Desenvolvimentista e Molecular, Genética e Celular da Sackler School of Graduate Biomedical Sciences at Tufts.

"Entretanto, descobrimos que células cancerígenas sensíveis a hormônio podem se comunicar com as células-tronco e regular sua quantidade. Com a interrupção da interação entre as populações de células cancerígenas tivemos condições de impedir o crescimento do tumor".

Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário