segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Pesquisador brasileiro controla diabetes usando células-tronco

Uma pesquisa envolvendo um método denominado "reset imunológico" está sendo realizada pela equipe de transplante de células-tronco da USP de Ribeirão Preto. O objetivo é realizar transplantes de células-tronco para beneficiar pacientes de doenças com diabetes tipo 1.

A equipe é liderada pela endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, que com muito orgulho anunciou o primeiro transplante de células-tronco em seres humanos com diabetes 1. Em declaração, Couri citou que nunca havia imaginado que um diabético pudesse viver sem o auxílio da insulina. A equipe já realizou 25 transplantes e os resultados ilustraram uma resposta bastante positiva, já que dos 25 testados, 21 deixaram de utilizar a insulina por algum período.

O "reset imunológico" é um sistema que consiste em "desligar" o sistema imunológico do paciente por um determinado período (5 sessões de quimioterapia) para que a doença-auto imune seja também "desligada" e células-tronco extraídas previamente sejam transplantadas. A corrente sangüínea do paciente portanto circula as células-tronco transplantadas fazendo com que o sistema imunológico seja saudável.

A decisão pelo teste em pacientes com diabetes tipo 1 surgiu quando a equipe de Couri avaliou os bons resultados do método em pacientes que apresentavam quadros de lúpus e artrite reumatóide.

Fonte: Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário