O que é Shantala?
Foi pela manhã em Calcutá na Índia que o médico obstetra francês Frédérick Leboyer, assistiu uma cena que em pouco faria parte da vida de muita mamães e bebês aqui no Brasil.
Sentada numa calçada estava uma mulher massageando seu bebê, algo tão natural para ela, mas não para Leboyer que registrou esse momento de cumplicidade entre mãe e filho. As fotos deram origem ao livro e a jovem mãe recebeu uma homenagem, pois a técnica foi batizada com seu nome, Shantala.
Shantala advém da massagem ayurvédica e do yoga, é uma técnica encantadora e tem o objetivo de ampliar o contato e reforçar o vínculo afetivo através do toque carinhoso das mãos.
Benefícios para a saúde do bebê.
Para o bebê ser acariciado através da Shantala é fundamental. Após o nascimento, é o acolhimento através da massagem, do colo e aconchego que o ajudarão a processar todos os estímulos externos e devolver uma reação corporal de relaxamento.
Os benefícios não são apenas para o bebê, mas também para os pais que passam a conhecer melhor a comunicação corporal do bebê. Saiba que esse conhecimento vale ouro, pois mais próximos os pais sentirão mais segurança ao tocar e manusear o bebê, desde dar o banho até tirar a roupinha. Entendendo como os bebês conversam ficará mais fácil e será natural resolver as situações do dia a dia, tudo isso sem stress, principalmente nos dias mais difíceis para o bebê.
O contato com o corpo da mãe ou do pai durante a massagem, escutar a voz, ver o rosto dos pais tranquilos, o óleo usado na massagem, funcionam como um calmante natural para o bebê. Logo nos primeiros dias, os pais perceberão a diferença, o bebê dormirá melhor, ficará menos ansioso e estressado, o corpo fica mais relaxado e até as famosas cólicas costumam amenizar.
Os benefícios não param por aí, a massagem estimula a resistência imunológica, amplia respiração e ajuda o organismo a trabalhar em harmonia. O pequeno descobrirá melhor o seu corpo e passará por todas as fases motoras (rolar, sentar, engatinhar e andar) com mais naturalidade, pois conhecerão os limites do próprio corpo.
Essa segurança toda refletirá emocionalmente no bebê e também para os pais. Afinal, quem já teve bebê sabe bem que o maior desejo dos pais é ver o seu pequeno bem e feliz.
Shantala é simples, mas deve ser aprendida com profundidade, assim todos os benefícios serão melhores colhidos por todos. Em geral, a massagem tem o tempo de duração de 20 minutos e partir do primeiro mês de vida o pequeno já poderá receber Shantala e não há restrições em iniciar com bebês e crianças maiores.
Por isso, sinta-se estimulada (o) desde já a descobrir mais sobre essa técnica que ajuda a cultivar laços familiares tão especiais com a mãe, pai e bebê.
Denise Gurgel Barboza
Fisioterapeuta Materno-Infantil e especialista em Shantala CREFITO 34310-F
Fonte imagem: Yoga Espaço Purana
Nenhum comentário:
Postar um comentário