terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Parto normal: com ou sem anestesia?

A anestesia está entre os maiores medos e incertezas das grávidas. Temer a dor é um processo normal do ser humano e a fragilidade e sensibilidade durante o período gestacional podem fazer com que a anestesia pareça um bixo de quatro cabeças.

Hoje, a CORDVIDA vai explicar as vantagens e desvantagens da opção da anestesia no caso do parto normal.

Para início de conversa, é bom que toda gestante saiba que a dor do parto não é de longe aquilo que se mostra na TV. A dor faz sim parte do processo do nascimento do bebê, mas varia de mulher pra mulher e depende muito da preparação física e psicológica.Veja alguns passos que vão te ajudar a relaxar:
- freqüentar o médico e tirar as dúvidas;
- estar perto de pessoas nas quais você confia;
- procurar ficar calma e pensar nos benefícios e recompensa da dor.

As contrações tem alguns benefícios para as gestantes, como por exemplo a produção da endorfina, hormônio capaz de amenizar as dores e relaxar a mulher. Esse processo prepara o corpo para o momento do parto, e conforme o parto segue, mais endorfina é lançada no corpo da mulher.

A dor serve também como um guia, indicando as melhores posições para a mulher ficar e o momento de fazer força para o bebê sair.

A anestesia é sim benvinda e necessária em muitos casos, mas a utilização dessa ferramenta cresceu muito nos últimos tempos.

"Denish Walsh, obstetra e professor da Universidade de Nottingham, Inglaterra, em artigo publicado na revista "Evidence Based Midwifery", relata que alguns estudos já mostraram que a anestesia epidural aumenta a probabilidade de ter que induzir as contrações com tratamentos hormonais, e o uso de fórceps é mais frequente para ajudar a saída do bebê."

Portanto a dica para a mamãe fica por conta da pesquisa em relação ao que melhor se aplica para seu corpo e condições de saúde. Lembrando que, cada caso é um caso, portanto prepare-se, informe-se com seu médico e procure seguir as dicas de respiração para que independente da utilização da anestesia, você esteja relaxada no momento do parto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário