quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O que é quarentena e o que acontece nesse período

Quarentena ou resguardo são nomes criados para designar o período que corresponde ao pós-parto. Nessa etapa da vida da mamãe, é preciso que haja atenção aos cuidados com o bebê e com a própria mamãe no que se diz respeito a recuperação.

Diversos mitos giram em torno dessa fase e o ideal é procurar o seu médico para que ele te guie e proporcione uma conversa instrutiva. Sane todas as suas dúvidas a respeito desse período e lembre-se: não há nada de errado.

Entre alguns dos vestígios chatos do parto está a episiotomia (corte entre o ânus e a vagina para facilitar a passagem do bebê), que pode ser necessária durante o parto normal. Por conta dos pontinhos dados nessa região, o pós-parto pode vir acompanhado de inchaço e dor nessa área. Uma dica para ajudar nessa fase, é utilizar uma bolsa de gelo para aliviar o incômodo, e não esqueça: a higiene é fundamental.

Em relação as atividades diárias, a dica fica por conta de retomar as coisas aos poucos. Dormir é essencial para a reposição de energia além de evitar cansaço e irritação. Mas, não leve a dica de dormir tão a sério, afinal você não precisa ficar deitada a quarentena inteira! Os pequenos movimentos diários como sentar, levantar e andar já são estimulantes o bastante para a musculatura abdominal ir voltando ao normal. O período necessário para a estabilização é em média 2 semanas, o suficiente para recuperar 70% da forma anterior da mulher.

Evite carregar pesos e conduzir durante a quarentena. O sexo também não é aconselhável nesse período já que os vasos do útero onde antes ficava a placenta estão abertos e há risco de contaminação e infecção. O sexo deve voltar a rotina gradualmente.

Quer saber mais a respeito do período pós-parto? Então continue acompanhando o nosso Blog! Estamos também no Twitter e no Facebook.

Fonte: Guia do Bebê



Nenhum comentário:

Postar um comentário