sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Cuidados com a pele do bebê - As dermatites mais comuns



Por ser muito delicada, a pele do bebê está sujeita a diversas determatites. Para evitá-las e identificar com antecedência, procure observar a pele de seu bebê diariamente. Se ela estiver oleosa demais, seca ou apresentando algum tipo de rachadura, é bom verificar se o bebê está com algum tipo de dermatite.

A boa notícia é que a pele do bebê se regenera com rapidez, e as manchas e pequenas seqüelas são mais incomuns quando se trata da recuperação de um bebê.

Veja agora a lista das dermatites mais comuns e as dicas de como tratá-las:


Brotoeja

O que é: Comum, principalmente no verão e em bebês até 1 ano, ocorre porque nessa fase as glândulas sudoríparas ainda não têm sua função completamente desenvolvida. A irritação aparece nas áreas de maior transpiração: pescoço, dobrinhas, axilas. A pele fica com pequenas bolinhas vermelhas, que podem causar irritação e coceira.


Como tratar: Água, muita água fresca. Esse é o melhor remédio para aliviar as brotoejas. Dê mais do que um banho por dia no bebê e até coloque algodão umedecido com água nas regiões afetadas, se necessário. O segundo cuidado é deixar a criança com roupas leves, frescas e soltas.


Deve-se evitar: Pasta d’água e cremes só devem ser usados com indicação médica, pois sempre há risco de irritação. O tradicional Permanganato de Potássio, muito utilizado na década passada, não é mais indicado. Apesar de seu efeito anti-séptico e secante, ele pode irritar e até queimar a pele. O produto só pode ser usado com orientação médica.


Hemangioma

O que é: As manchas vermelhas, comuns em muitos bebês, são vasos sanguíneos que se projetam na superfície da pele.


Como tratar: A maioria dos hemangiomas é benigna e desaparece nos primeiros anos. Mas é importante consultar um dermatologista para se certificar do diagnóstico e acompanhar a regressão da mancha.


Pintas e sinais

O que é: Denominadas pelos dermatologistas de nevos ou melanocíticos, as pintas e sinais são lesões planas ou elevadas, com coloração que varia da cor da pele ao negro. Podem ser congênitas (quando presentes ao nascimento) ou adquiridas, e ter diversos tamanhos, atingindo até grandes áreas do corpo. Algumas ainda apresentam pêlos.


Como tratar: A maioria das pintas e dos sinais é benigna, mas é importante examiná-los para acompanhar o seu desenvolvimento e evitar surpresas.


Picadas de inseto

O que é: Toda picada de inseto provoca uma irritação na pele. Se a criança não for alérgica, a picada formará apenas um inchaço local, com coceira e certa irritação, mas logo passará. No caso da criança alérgica, a reação pode ser ampliada e uma única picada transformar-se em várias lesões pelo corpo.


Como tratar: Quando a criança não tem alergia, coloque compressa de água fria no local para aliviar a sensação de coceira e incômodo. Em crianças alérgicas, o melhor é prevenir com o uso de véu no berço e no carrinho e ainda investir em repelentes não tóxicos de uso no ambiente. Se a picada se transformar em várias lesões, leve seu filho ao médico.




Fonte: Revista Crescer

Fonte da Imagem: Neonatologiakk

Nenhum comentário:

Postar um comentário