segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Saiba quais fatores ambientais podem prejudicar sua gravidez!

A gravidez exige muitos cuidados, é um período delicado! As características do ambiente implicam em fatores que podem colocar a gravidez em risco.

Em países com serviços de saúde pobre, o risco de uma mulher ter um parto prematuro, perda do feto e mortalidade pré-natal é mais alto que o normal, já que as infecções rotineiras não são tratadas.

Nos Estados Unidos, substâncias químicas são presentes no meio ambiente. Ainda há muito o que estudar para concretizar as evidências de como fatores afetam diretamente a saúde reprodutiva, mas as descobertas preliminares são suficientes para algumas preocupações.

A diretora do Centro de Saúde Iris Cantor, Janet Pregler, da Universidade da Califórnia, diz que a saúde reprodutiva da população esteve em declínio ao longo das últimas décadas. As taxas de câncer de mama, testículo e próstata subiram e mais mulheres jovens estão tendo problemas em engravidar e manter a gestação.

A Dr. Pregler diz que ainda não há uma explicação exata do que está acontecendo. Já é comprovado que certas substâncias químicas causam problemas nos animais, agora é preciso traçar ligações entre toxinas ambientais e efeitos maléficos na reprodução humana.

Além de coisas óbvias como cigarro e poluição, as mulheres precisam ficar alertas sobre o perigo de toxinas e cosméticos. Muitas das substâncias desses produtos podem causar efeitos desconhecidos.

Os conselhos da especialista são maneiras fáceis de você mamãe se habituar:

* Use menos cosméticos e produtos de cuidado diário ou troque por marcas mais naturais

* Evite fragrâncias artificiais

* Reduza o número de produtos de limpeza ou use produtos ecologicamente corretos

* Comer menos comidas processadas

* Optar por receitas orgânicas

Cuide da sua saúde e logo, a do seu bebê!

Fonte: Revistas Pais e Filhos

Fonte imagem: Lala Perez


Nenhum comentário:

Postar um comentário