Um dos motivos de ocorrer a cólica é por imaturidade do sistema digestivo do bebê. Essa imaturidade faz com que as paredes intestinais se contraiam e relaxem sem controle e isso pode resultar em gases e levar à cólica.
Outro motivo é quando o intestino não reconhece novos alimentos, pois está acostumado somente com o leite materno, o que irá dificultar a digestão e causar a cólica.
Para evitar essa sensação, além de fazer o bebê arrotar, há outras maneiras de prevenir esse desconforto. Deixar o bebê em lugares calmos é primordial para que os bebês se sintam relaxados e confortáveis com o ambiente.
Fique atenta aos alimentos que você dá para o seu pequeno, conforme perceber que o bebê fica com cólica quando come, evite-os.
Na hora da crise, o calor ajuda na liberação dos gases que provocam a cólica. Coloque o bebê barriga com barriga com você e use uma bolsa térmica com água morna ou massageie, isso alivia a dor e deixa seu bebê sem incomodações novamente.
Os homens possuem temperatura mais elevada do que a mulher, nesse momento da crise os papais podem participar e ajudar as cólicas se resolverem mais rápido.
DICA: uma das primeiras coisas que as mães costumam fazer quando acontece a cólica é preparar o famoso “cházinho”, porém, essa é uma das formas mais incorretas de resolver a dor do bebê. O chá pode provocar mais cólica, já que o intestino do bebê está imaturo. O máximo que o chá pode fazer é ter um efeito calmante fazendo o bebê dormir e não resolver a cólica.
No caso de usos medicinais, consulte um médico antes.
A CordVida também te ajuda nessa e em outras questões. Pergunte aqui!
Fonte imagem: Entre Mamães
Nenhum comentário:
Postar um comentário