
Mamas vermelhas, endurecidas, doloridas e quentes são algumas das características da mastite, que costuma ocorrer principalmente na primeira gestação. A inflamação pode se dar em uma ou nas duas mamas e para evitá-la, não se deve permitir o acúmulo de leite nos ductos.
A massagem no chuveiro, com água quente, após a mamada é uma das maneiras de evitar a mastite, e para evitar o leite excedente, basta fazer uma massagem na auréola e no restante da mama com a mão espalmada. Após esse processo segure o seio com o polegar em cima do bico e o indicador embaixo e faça um movimento de ‘aperta e solta’.
É importante saber que essas dicas são apenas para evitar a doença, ou seja, para quem não tem mastite e quer realizar a prevenção.
Caso a mulher já esteja com a inflamação, não deverá usar água quente, o tratamento será feito com anti-inflamatórios, compressas de gelo e antibióticos, que deverá ser orientado e prescrito por um profissional.
Cuide-se mamãe! Essa inflamação pode impedir a amamentação, que é um dos processos mais importantes na sua relação com o bebê. A CordVida já falou sobre isso por aqui.
Fonte: Guia do Bebê
Fonte imagem: Mamoplastia

Eu já tive mastite, meu bebê tinha 1 mês, e precisei passar por cirurgias, e logo no 2º mês ele parou de mamar...
ResponderExcluir