sexta-feira, 25 de março de 2011

Células-tronco de cordão umbilical curam menina do câncer

Na cidade de San Fernando (Cádiz, Espanha), uma garota chamada Alba, recebeu há dois anos a notícia de que estava com câncer no cérebro, chamado meduloblastoma. A garota começou o tratamento com quimioterapia que destruiu o tumor, mas também o sistema sanguíneo da menina.

A garota Alba depois de ter se submetido a tantos tratamentos, foi submetida ao transplante de células-tronco do sangue do seu próprio cordão umbilical, o transplantes já havia sido previamente solicitadas pelo Hospital Menino Jesus de Madri.

As celulas-mães (estaminais ou células-tronco) foram usadas do próprio cordão da menina, após 14 meses o sistema sanguíneo de Alba estava completamente reconstruído. O caso da garota se torna único, por ser o único caso que pela primeira vez as células-mãe provinham do seu próprio cordão umbilical, conservado ao nascer.

Os pais de Alba garantem que a conservação das células foram o seu melhor "investimento". Santiago (pai de Alba) ainda diz: "Tudo se originou como resultado de meu interesse pelos programas de divulgação científica, já que tinha visto uma reportagem sobre o tratamento com células-mãe para o Parkinson e meu pai, naquela época, tinha Alzheimer e estava sensibilizado sobre o uso de células mãe para as enfermidades degenerativas"

São acontecimentos como esse que garantem a eficiência de conservar as células-tronco. Conheça mais sobre o assunto com a CordVida.

Fone: Diabete net

Nenhum comentário:

Postar um comentário