quarta-feira, 9 de março de 2011

Previna-se de cinco doenças típicas da gestação

Enjôos, vômitos, queimação, dores lombares, fraquezas, desmaios e salivação são alguns dos sintomas mais comuns relacionados ao início da gestação. Entretanto, no decorrer da gravidez, a mulher também pode sofrer com outros problemas de saúde, que precisam de cuidados e tratamentos especiais.

VULVOVAGINITE
Manifestação inflamatória ou infecciosa do trato genital feminino inferior, região que envolve a vulva, a vagina e o colo uterino. A mais comum delas é a candidíase, causada pelo fungo Cândida albicans.
Seus principais sintomas são,: corrimento, dor ao urinar, coceira.
Previna-se com higiene adequada e adoção de medidas que melhorem a imunidade, como atividade física e alimentação balanceada. Tratamento: são prescritos cremes vaginais antifúngicos por até sete dias para aliviar o incômodo. Não há riscos para a mãe ou o bebê.


CISTITE
Trata-se de uma infecção das vias urinárias acompanhada de desejo freqüente de urinar, sensação de ardor na região afetada, dor no baixo ventre e sangramento. Procure ingerir bastante líquido e não prender a urina. O antibiótico é prescrito após a realização de um exame de urina para identificar o agente responsável pela infecção. Se não for tratada rapidamente, esta doença pode atingir os rins (pielonefrite), provocar ruptura da bolsa ou até mesmo o parto prematuro.


PRÉ-ECLAMPSIA É o aumento da pressão arterial após o quinto mês de gestação (essa elevação é restrita à gravidez, após o parto a pressão volta ao normal). Apresenta alguns sintomas principais, tais como inchaço, espuma na urina, dor de cabeça e de estômago, convulsão, dores abdominais, visão embaralhada. A prevenção é feita pelo acompanhamento pré-natal, principalmente no final da gestação. Nos casos mais graves, que podem evoluir para a eclampsia, o médico pode antecipar o parto, pois há risco de morte para a mãe e o bebê; O tratamento requer repouso, controle da pressão arterial, medicamento e dieta com pouco sal.

DIABETES GESTACIONAL Esta doença é causada por uma alteração nas taxas de açúcar. Pode persistir ou não após o nascimento do bebê. Os principais sintomas são: sede, aumento na quantidade de urina, náusea, vômito, infecções freqüentes e visão embaçada. Já a prevenção pode ser feita com o controle do peso e realização de exames de sangue periódicos durante a gestação. Como tratamento os médicos recomendam uma dieta adequada e, eventualmente, injeções de insulina. “Quando descompensado, o diabetes gestacional pode antecipar o parto ou até mesmo provocar a morte do feto”, diz a especialista. O exame para detectar o diabetes gestacional deve ser feito entre a 24ª e a 28ª semana da gestação.

ANEMIA FERROPRIVA Causada por deficiência de ferro, que interfere na formação de hemoglobina e glóbulos vermelhos. Geralmente a futura mamãe, quando está com esta doença, apresenta fraqueza, palidez, falta de fôlego, sono excessivo. A prevenção adequada requer o uso de suplementos vitamínicos e dieta balanceada, rica em agrião, espinafre, lentilha, feijão branco, frutas secas, gema de ovo, fígado, escarola, melão, abacate, entre outras fontes de ferro. O tratamento é realizado com o uso de medicamentos por via oral ou injetável à base de ferro e dieta balanceada.

Perfil
Dra. Rosa Maria Neme (CRM SP-87844) - É graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1996) e doutorado em Medicina na área de Ginecologia pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou residência-médica também na Universidade de São Paulo (2000). É membro da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e Sociedade de Ginecologia do Estado de São Paulo (FEBRASGO/ SOGESP) e membro da Associação Americana de Laparoscopia Ginecológica (AAGL). Além de dirigir o Centro de Endometriose São Paulo, integra a equipe médica dos Hospitais: Israelita Albert Einstein, Samaritano, São Luiz e Sírio Libanês.


O Centro de Endometriose São Paulo conta com serviços voltados à assistência global da saúde da mulher e valorização da beleza feminina. A iniciativa deste projeto pioneiro é da Dra. Rosa Maria Neme, que possui diversos trabalhos publicados sobre a endometriose e larga experiência no tratamento desta doença. Ela lidera uma equipe clínica formada por médicos e profissionais nas áreas de ginecologia, radiologia, cirurgia do aparelho digestivo, urologia, clínica geral, anestesia especializada no tratamento da dor, dermatologia, fisioterapia, nutrição e psicologia.


Mais informações à imprensa:
Prestige Assessoria de Comunicação e MarketingTel.: (11) 3757-3512


Sandra Santos – sandra@prestigerp.com.br


Aline Corrêa – atendimento@prestigerp.com.br


Chris Santos – christiane@prestigerp.com.brhttp://www.prestigerp.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário