sexta-feira, 4 de março de 2011

Cuidados com o cordão umbilical

Depois do parto surgirão várias dúvidas, mas a primeira com certeza será: como cuidar do cordão umbilical?

Normalmente 4 semanas após o nascimento do bebê, o restante do cordão umbilical, que estava preso, cairá. Este fragmento possui cerca de 2 a 4 centímetros de comprimento. É normal ficar uma ferida no local, que levará alguns dias para cicatrizar, caso isso não ocorra em poucos dias , tenha cuidados extras para evitar qualquer infecção.

Na hora de trocar a fralda, dobre-a abaixo do cordão umbilical. O local precisa manter-se exposto ao ar para secar mais rápido. Existem fraldas especiais, com abertura específica para o cordão umbilical, que facilitam este processo.

Mantenha sempre a área seca, por isso na hora de dar banho no bebê, utilize esponja até o cordão umbilical cair.

Caso o cordão não caia depois de um tempo razoável, poderá ser removido pelo pediatra mediante um processo simples, e logo poderá dar banho em seu bebê sem problemas, e não precisará também se preocupar com o modo específico de colocar a fralda.

Uma das questões com as quais as mamães mais ficam preocupadas é exatamente essa. Mas vimos que não é algo tão complicado, não é? Então basta seguir o procedimento acima, e aproveitar todos os momentos com o mais novo membro da casa!

Fonte: Guia do Bebê
Fonte imagem: Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário