quarta-feira, 30 de março de 2011

O seu bebê pode dormir melhor! A CordVida te mostra como

Para fazer o ritual do sono não é preciso de mágica e nem varinha de fada!
Se você é mãe ou pai e o seu maior desejo é dormir e o seu pequeno fica ligadão, algumas dicas simples podem ajudar a tornar o sono da família mais tranquilo.

Um estudo realizado pela Johnson & Johnson contou com a participação de Jodi Mindell, especialista em sono pediátrico do Hospital das Crianças da Filadélfia. Participaram da pesquisa 58 bebês e mães com menos de dois anos de idade. Num primeiro momento as mães foram orientadas para continuarem com a rotina normal durante o dia e depois deveriam seguir esse ritual: banho morno, massagem no corpo do bebê e já na cama, alguma atividade tranqüila para o pequeno.

Veja só que interessante os resultados, os pequenos acordaram 38% menos durante a noite, reduziu-se em 49% o tempo de vigília noturna e os bebês dormiram 37% mais rapidamente. Só benefícios, para os bebês e os pais!

Que tal seguir algumas dicas? É fácil e tornará à hora de dormir muito mais tranquila!

Dicas
Manter uma rotina fixa - a repetição é tranquilizadora para o bebê, pois ele conhecendo a rotina deixa-se ser induzido por ela. O ideal é que tudo siga um ritual que deve ser repetido sempre da mesma forma e no mesmo horário.

Agitação - Geralmente o comportamento noturno do bebê tem influência direta no seu comportamento durante o dia e principalmente no comportamento de quem está pertinho dele. Por isso, nada de agitação, se o bebê sentir esse clima se agitará também.

Shantala - a massagem ajuda a criança a relaxar o corpinho e a liberar melatonina, o hormônio regulador do sono.

Banho de imersão – depois da Shantala o ideal é terminar com um banho de imersão para completar o relaxamento. O banho é sempre tranqüilizador e ajuda naqueles momentos em que você tentou tudo e nada adiantou.

Ambiente acolhedor – o colchão, o berço, a roupa de cama e o pijama devem ser bem gostosos! Um pouquinho antes da soneca noturna não ofereça estímulos, como televisão e muita luminosidade no ambiente. Coloque uma música tranqüila, leia um livro e fale com tom de voz mais suave. Sentindo essa tranqüilidade de você e do ambiente será mais fácil o pequeno não brigar com o sono.

Bichinhos - oferecer um objeto de transição, isto é, um bichinho, por exemplo, desde que seja lavável e sem pêlos para não causar alergias, pode representar a segurança de que ele não está sozinho.

Música – a associação da música suave ao sono também é recomendada e o ideal é que seja sempre mesma a mesma música.

Denise Gurgel Barboza
Fisioterapeuta Materno-Infantil e especialista em Shantala
www.cursoshantala.com.br


Fonte imagem: Sabe Tudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário